quinta-feira, 29 de março de 2012

2 Quando você perde a viagem que é viver



Perder a viagem:

"(...)
Estão perdendo a viagem aqueles que não se comprometem com nada: nem com um ofício, nem com um relacionamento, nem com as próprias opiniões. Estão sempre flanando, flutuando, pousando em sentimento nenhum, brigando por ideia nenhuma, jamais se responsabilizando pelo que fazem, pois nada fazem. Respirar já lhes é tarefa árdua e suficiente. E os dias passam, e eles passam, e nada fica registrado, nada que valha a pena lembrar.
(...)
Estão perdendo a viagem aqueles preguiçosos que levam semanas até dar um telefonema, que levam meses até concluir a leitura de um livro, que levam anos até decidir procurar um amigo. Pessoas que acham tudo cansativo, que acreditam que tudo pode esperar, que todos lhe perdoarão a ausência e o descaso.
(...)

Estão perdendo a viagem aqueles que se entregam de mão beijada às garras do tédio".

Texto de Martha Medeiros que eu conheci através do livro de crônicas "Coisas da Vida". Você lê o texto completo no site Pensador  Vale a pena conferir na íntegra.
*
Mais do que uma simples sensação eu tenho a certeza que ando perdendo a viagem. Mas me agarro sempre a esperança que ainda dê para pegar o próximo táxi, o próximo trem, o próximo  avião, o próximo ônibus... Talvez uma carona que me leve em frente? Seria bom, mas creio que a viagem da nossa vida a gente tem que começar sozinho mesmo. A pé. Se a gente tiver sorte vai encontrar outros viajantes seguindo a mesma estrada e podemos até nos juntar a eles. Mas ficar esperando que alguém nos guie não nos faz companheiros de viagem, nos transforma na carga que alguém vai carregar. Já pensou que quem nos carrega pode acabar nos levando para estações que não são as quais a gente devia passar?

Porque pior do que perder a viagem, pode ser passar a vida viajando para onde nunca se desejou ir. Nem sempre o 'destino' nos leva para onde sonhamos. Quase sempre quem nos deixa lá é 'trabalho e perseverança'. E um cadinho de sorte, claro.
Ok... Só com a sorte a gente até pode chegar lá. Mas quase certo que ganhamos uma passagem de volta rapidinho.


*****

2 comentários:

  1. É... eu mudo muito de transporte, mas não de rumo...
    Por isso estou sempre tentando um que me dê a sensação de estar indo para o lugar certo.

    ResponderExcluir
  2. Ter consciência de estarmos perdendo a viagem já é um começo, a segunda coisa é fazer algo para mudar isto.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...