terça-feira, 18 de junho de 2013

4 Protestos: um povo que ainda não aprendeu a raciocinar politicamente

Aquele momento em que você se senta na frente do computador e fica um tempão...

Você entra no blog, clica em 'nova postagem', ela se abre e você pensa 'será que eu escrevo sobre isso?'. Aí respira fundo e começa a escrever porque não é algo sobre o qual você tenha escolha, é algo que você precisa compartilhar, embora tenha aquela sensação de que não é o tipo de abordagem que ..enfim...

No Brasil atualmente andam acontecendo alguns assuntos que tem tomado não só os estádios com a Copa das Confederações e os sites de fofoca com o Gugu trocando de emissora, mas as ruas com as passeatas/protestos que parecem ter começado com o aumento da tarifa de transporte em São Paulo e acabaram ganhando explicações como 'não é só por 0,20 é por justiça social, abaixo a corrupção, contra a Copa do Mundo...'

E muito se reclama da truculência da polícia com os manifestantes, que é visível (fato: polícia não sabe lidar com manifestações populares, seja por raiva ou por medo, em qualquer dos casos, é sinal de falta de preparo para a situação), o que muitas vezes se intensifica quando os protestos se confundem com vandalismo (e sim, eu confesso que se fosse chamada pra instruir a policia nesses casos, não saberia dizer pra eles fazerem diferente pra impedir invasões e depredações - você saberia???), infelizmente tem sempre a turma que acha que passeata com palavras e cartazes não bastam, que invasões, pichações e quebra-quebra são necessários pra chamar atenção. Eu realmente acredito que esses não são a maioria nos protestos, mas na hora da confusão, acaba sobrando pra tudo mundo que está nomeio.
E entre uma coisa e outra, se diz que novos tempos estão surgindo, que o brasileiro acordou...será?

Vi muitos comentários relacionando o povo na rua hoje com o povo que foi pras ruas na época da ditadura, daí penso que, talvez a grande diferença, é que as pessoas que protestavam naquela época lutavam pra que as pessoas tivessem no futuro (que é hoje) a oportunidade de lutar por um país mais justo, sem apanhar ou morrer por causa disso, para isso tendo um governo que viesse do povo e que lutasse pelo povo. Mas para isso o povo tem que ser responsável por eleger os homens e mulheres que eles acharem que darão conta do recado.E esses saberão que serão vigiados e cobrados pelos povo, os eleitores.   
Segundo li a ditadura 'caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar'.

As pessoas que iam corajosamente pras ruas iam porque não tinham outra forma de se fazer ouvir. Hoje o Brasil é um país democrático, praticamente sem censura (que parece o brasileiro entender como o ato de poder zombar dos outros e fazer piadas ofensivas sem ser punido por causa disso) e o que o  brasileiro faz com a tão sonhada democracia? Não valoriza o que de fato é sua arma pra colocar o país no rumo da justiça social; o voto!


protestos brasileiros
Vejo a frase e fico com a sensação de que as pessoas por trás dela entendem pouco sobre o que foi a ditadura (As pessoas hoje se concentram só na violência militar da época, não nas ideologias políticas) imagem via Noticias.uol

Tanto se lutou para dar aos brasileiros esse direito e tantos milhões de brasileiro achando que ser obrigado a votar é um absurdo (tipo criança que reclama se você manda escovar os dentes...mas ela não vai se você não manda, mesmo que o ato seja pro bem dela) e muitos ainda votam em branco ou anulam o voto e raros são os brasileiros  que, não tendo obrigação disso, como os jornalistas que vão falar sobre, se informam sobre os políticos, inclusive naqueles que votam, muitos desses respondendo a processos, muitos desses com escândalos em mandatos anteriores. Caso famoso que o eleitor nem precisava pesquisar é o do Collor. Brasileiros se gabam de ter derrubado um presidente que hoje é senador, eleito pelo povo, com pretensões políticas ainda mais altas e o povo ainda acha que a forma de protestar contra os políticos que estão no poder é eleger semi analfabeto que  faz campanha debochando do fato do brasileiro não saber o que político faz...aliás, quem vota não sabe nem o que o seu voto faz, não tem a menor ideia de que o seu voto de protesto faz a alegria de quem não teria chances se ele valorizasse seu voto. Com a brincadeira do brasileiro na hora de votar, muita gente fica feliz, e não só humorista (Se eleito, Tiririca pode ajudar a eleger Valdemar Costa Neto, um dos protagonistas do escândalo do mensalão)

Se é protesto contra os abusos dos políticos, porque essa galera não se juntou ao Tico Santa Cruz em 2010 na passeata de 30 pessoas contra o aumento que os parlamentares se deram (de mais de 60%?)


protesto aumento salario deputados
Gente, e eu nem gosto dele. Mas, como cidadã, fiquei tocada quando vi o gesto dele.  imagem via Calcinhas no Box

Cadê, na época do julgamento do mensalão, esse povo toda na rua exigindo punição pros que compravam  votos de parlamentares e pra quem se vendeu?


imagem via Blog do Onyx

Se o povo está indo pras ruas por causa dos gastos com a Copa, porque não fizeram esse movimento na época da escolha da sede? Acho muito difícil que se toda essa gente estivesse na rua protestando, dizendo que o Brasil tinha outras prioridades, como saúde e educação, a Fifa tivesse escolhido o Brasil. Mas o povo estava em casa, vendo a eleição pela televisão e twittando que ia começar o super faturamento nas obras dos estádios. Agora que a Copa começou é que eles resolvem cercar estádio e protestar contra?

Espero que esse povo que está protestando contra a Copa do Mundo no Brasil, pelo menos seja coerente e não reeleja o Lula que, afinal, é quem se gaba de ter trazido a Copa pro Brasil



Eu não sou contra passeatas, não sou contra os brasileiros lutando por um país melhor, acho que sair as ruas muitas vezes é uma forma de mostrar que o povo está atento, que está insatisfeito, que exige que mudanças aconteçam, mas não consigo ver essas passeatas como um mostra de que o brasileiro está mudando, porque as mudanças pelas quais os vejo gritando, são políticas e política, repito, a gente cobra e muda tendo consciência na hora do voto e paciência pra encarar que não basta votar, tem que avaliar o político e esse tem que ter a certeza que está sujeito a demissão, mesmo que depois de quatro anos.

Essas manifestações eu vejo como ações de um povo que não evoluiu na maneira de cobrar, mesmo tenta gente tendo sofrido pra que ele tivesse essa oportunidade. Vejo mais como um hábito do brasileiro que não pode ver uma fila,  que vai entrando, mesmo sem saber exatamente pro que é: tanto faz se é aglomeração pro carnaval, se é parada gay, se é pra invadir universidade em protesto contra polícia que prendeu maconheiro e muitas vezes, é fato,  brasileiro se  junta quando é induzido a isso por gente que tem interesses nessa movimentação e que o brasileiro, por não ter consciência política, nem se da conta...

Brasileiro, na política, é um povo que ainda não aprendeu a raciocinar. 


a imagem de Brasil, Pátria Amada é via Poemas, Poesias e Pensamentos

Opinião minha (como todo o texto, claro):


A turma do vandalismo não participa das passeatas pra protestar, participa porque é uma oportunidade de brigar, de quebrar, de fazer arruaça .. É a turma que briga na balada, que queima mendigo na rua, estupra por diversão...não há ideologia, apenas a necessidade de barbarizar. 


**********

4 comentários:

  1. Falou bem e bonito. Tambem nao entendo como eles torceram tanta pra Brasil sediar a copa e agora estao protestando contra os gastos etc. Mas finalmente esse protesto é pra que? :(

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo o seu texto, o buraco é mais embaixo né? O Brasil só vai melhorar quando o povo souber votar.

    ResponderExcluir
  3. No programa Encontro dessa quarta-feira, entre as pessoas que estavam debatendo os protestos pelo país estava a atriz Dira Paes que fez o seguinte comentário:

    'Um assunto ficou na minha cabeça todos esses dias, foi a questão do voto. Tudo tá partindo desse problema, tá partindo desse momento e é um momento crucial pra todos nós brasileiros pensarmos ...é como se a gente fosse na raiz do problema. A raiz do problema é você realmente ter consciência em quem você vota. Não é difícil você perceber as pessoas que tem talento pra serem políticos... Não é fácil, é chato...' http://bit.ly/17mCGCX

    Eu fiquei feliz em ouvir a Dira falando sobre o voto porque foi uma coisa que eu falei muito no post porque acredito que realmente, numa democracia onde o povo elege quem governa o país, é assim que se muda o que, por causa de atos de políticos, vai mal.
    Tudo bem que política muitas vezes é igual casamento: vc casa/vota no cara achando que ele é legal e depois de um tempo, descobre que ele não é...Só que no casamento a pessoa, quando separa, não volta a casar com o mesmo safado (tá, alguns voltam), mas na política tem gente que há anos está envolvido em esquemas de corrupção, que tá cheio de processo nas costas e o povo continua votando neles, elegendo essas pessoas pra tomarem conta do país.

    No dia que isso mudar, o brasileiro vai realmente estar fazendo uma revolução na forma de se governar o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. E tem outra coisa: como queira ou não queira, todo mundo sofre as consequências do que decidem os políticos, anular voto ou não votar é simplesmente fugir da responsabilidade de tentar acertar conhecendo em quem vai votar e, principalmente, não reelegendo quem não merece (coisa que no Brasil acontece muito, há muitos anos), é coisa de gente que gosta de dizer 'eu não tive culpa', como se isso diminuísse o problema pro coletivo.
    Atitude de gente preguiçosa e egoísta!

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...