sábado, 2 de novembro de 2013

8 Como se apaixonar por ler?

Começar a gostar de ler ainda na infância seria o ideal...mas alguns amores acontecem tarde na vida -  e sim, eu leio no banheio :)

Olhando o canal literário da Pâm, do blog Garota It encontrei um vídeo que acredito que é bem vindo nos preparativos do BookCrossing Brasil que acontece esse mês.
Se você ainda não sabe o que é, o BookCrossing, resumindo, é uma oportunidade de libertar aqueles livros que você leu e agora estão pegando poeira na sua estante.
Sim, tem livro que conquista um pedacinho no coração da gente e a gente não consegue passar adiante porque ele não está encalhado na estante, está simplesmente próximo das mãos da gente pra quando a memória ainda lembrar da história, mas os olhos precisarem reencontrá-la.

Mas é fato que a maioria dos livros as pessoas só guardam porque não sabem para quem dar ou por preguiça de fazer isso ou então usam pra enfeitar estantes (hoje virou moda fazer isso pra mostrar na internet que têm uma estante cheia de livros), mas se você quer repassar alguns dos seus livros para que outras pessoas tenham acesso as suas histórias, você pode, por exemplo, participar do BookCroosing. No site da Luma Rosa você entende melhor o evento é vê como é simples participar.

Bem, mas voltando ao vídeo da Pâm. Esse vídeo ela fez a pedido para uma escola de ensino médio para dar dicas a alunos, que ainda não descobriram o amor pela leitura, de como começar essa relação amorosa. 



Pelo que me lembro comecei a ler com uns livros achados no lixo de um vizinho que se mudou... E durante muitos anos os livros me fizeram companhia porque eu nunca fui uma pessoa de ter muitos amigos; quando não estava estudando ou ajudando meu pai no mercado, vivia dentro do quarto, lendo e escrevendo porque sonhava em também, um dia, ser um escritora. 

Com os anos a TV me roubou dos livros e depois a internet me afastou ainda mais deles e o sonho de ser escritora ficou na gaveta junto com as histórias que escrevi, mas há alguns anos eu fui reencontrando esse amor por ler...talvez por precisar de um tempo sem tantas cores, sem tanto barulho, sem tantas interferências que a TV e a Internet trazem. 
A leitura nos dá o poder de criarmos nossas próprias imagens sobre lugares e personagens e nos dá a capacidade de estarmos dentro de mentes sonhadoras, vingativas, românticas, cruéis... 
Quando lemos, diferente de um filme, nós não só vemos o que os personagens fazem; ao ler é como se nos tornássemos observadores não dos seus atos, mas das emoções que os levam a isso. 
Estamos dentro das suas mentes, mas sem controle sobre suas ações.

E tem gente que diz que ler é chato. É não... Se você acha isso é porque ainda não se apaixonou pela leitura. Tentou, mas não rolou? É que ás vezes o amor demora para acontecer. 
E nunca é tarde pra iniciar esse namoro. E como a Pâm cita no vídeo, há várias formas dessa relação começar: pode ser por gibis, pode ser com um livro sobre um assunto que te interesse, pode ser porque você curtiu um filme - muitos leitores nasceram a partir de Harry Potter e da série Crepúsculo.

E sim, muita gente pode não entender, não gostar ou não aprovar a sua paixão por determinada leitura... Como quase sempre acontecem com os grandes amores da vida real.  
Mas nem por isso a gente desiste deles...

Se você quiser  contar como começou a ler - ou porque acha que ainda não conseguiu se interessar pelos livros - ou se tiver dicas para futuros leitores, não deixe de compartilhar nos comentários. 
via Bibliophile

8 comentários:

  1. Olá!

    Passei aqui para avisar que seu blog está entre os "Blogs do Mês" de Outubro do DSA. Caso queira saber mais sobre o assunto, visite a postagem de hoje (02/11/13) do meu blog.
    Agradeço por todos os acessos recebidos e pelo carinho, desejo muito sucesso para você e seu blog!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Meu interesse começou muito pequena. Ganhávamos livros da minha avó - em alemão. E antes de saber ler minha mãe, meu pai liam pra mim. Fiz o mesmo com a Kerstin e ela ama ler. Só andamos com pouco tempo....! Abs

    ResponderExcluir
  3. Não me lembro como comecei a ler, lembro que era um leitor voraz. Lia caminhando, aquele andar lento, só vendo vultos a minha volta; esquecia a bicicleta na escola no dia em que conseguia gibis emprestados; li quadrinhos; bolsilivros de faroeste, espionagem, ficção científica; sabrina, julia; todos os livros de ficção da minha escola no final do primeiro grau. E o que é melhor, depois de um tempo em que andei sem ler quase nada, voltei a ler e estou quase me tornando o leitor voraz que já fui.

    ResponderExcluir
  4. Lua,
    Comecei a ler por influência do meu pai que sempre foi um leitor voraz de revistas, jornais e livros. Sempre gostei e me aventurei. Teve uma época que éramos sócios do circulo do livro da Abril e sempre encomendava livros pra ler. Já li um pouco de tudo.
    Gosto de livro de papel do que os e-books. A sensação de você sentir aquele cheiro característico quando entra em uma livraria é demais.
    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Lua! Eu tenho um post sobre isso. Com todo o movimento e divulgação de livros mais BookCrossing que faço, tenho um sério problema com leitura de livros, deve ser dor na consciência, ou consciência do que eu deveria fazer. rsrsr

    http://www.superlinda.com/2011/08/pai-nosso-que-estas-no-ceucontinue.html

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Lu, no sábado eu só entrei pelo meu notebook ligado à tomada (a bateria estava descarregada) enquanto minha irmã não precisava usar a cola quante (não vou nem te contar a complicação que é o uso de tomadas aqui em casa senão dá uns mil commentários). Mas não faz mal, mesmo atrasada um dia (quase dois) comento agora.
    Acho que minha paixão pela leitura começou com gibis que minha mãe me dava e com os textos dos livros didáticos, mas se concretizou mesmo quando comecei a ler os livros da Lygia Bonjuga Nunes.
    Acredito que muita gente demora a conhecer esse amor por que não encontrou ainda os temas que mais gosta. Sou apaixonada pela fantasia, mas sei que muita gente prefere os livros bem românticos (que me deixam revoltada, mas se forem realmente bons posso até chegar a ler.
    Não conseguiria participar de BookCrossing, sou do tipo que se apega perdidamente a todos os livros; e sim, eu os releio. Acho que isso vem também por que aqui em casa costumamos pesquisar bem sobre o livro antes de comprá-lo, imagino que se tivesse um ou outro exemplar que não fosse "do meu tipo", quereria passá-lo adiante...

    Enfim, se eu esquecer de passar aqui e/ou comentar, pode puxar minha orelha, às vezes simplesmente esqueço de comentar... hehehe...

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lua!
    Não sei quando comecei a ler, mas lembro de viagens em que os livros eram os meus companheiros. Meus pais viajavam muito. Quando criança, assistia muito pouco tv e atualmente assisto muito pouco programas pré-gravados, pois assim posso correr os intervalos. Não tenho paciência.
    Ah, eu queria o link do evento do BookCrossing Brasil que vai acontecer esse mês, pois não achei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o link do BookCrossing Brasil está no post, em vermelho... não sei se no site em questão acontece esse mês, a referência 'esse mês' tem a ver com o que vc está divulgando e..acontece esse mês...e é no Brasil). Também tem link do seu post sobre o assunto, em vermelho, onde está o seu nome. Citar o site do BookCrossing Brasil foi pra mostrar que é um movimento grande...além de que lá tem informações sobre como liberar o livro, etiquetas pra por nos livros, etc e tal...

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...